Observatório Astronômico da UFSCar

Observatório Astronômico da UFSCar

O Observatório Astronômico da UFSCar foi inaugurado em 2015 e, desde então, tem desenvolvido atividades envolvendo sessões de observação astronômica, mostras de fotografias e objetos, cursos e oficinas, entre outros, tendo como público alvo a comunidade interna e externa da UFSCar. Desde sua inauguração o observatório é mantido pelo Grupo de Astronomia da UFSCar (GAUFSCar).

Membros do GAUFSCar (2019)

O Grupo de Astronomia da UFSCar iniciou suas atividades em 2008, com a coordenação do Dr. Gustavo Rojas e do Prof. Dr. Adilson de Oliveira. Desde 2008, o grupo vem promovendo atividades de Astronomia dentro e fora dos campi da UFSCar. Já foram realizadas, dentre outras atividades, várias ofertas do curso de extensão “Astronomia para Professores do Ensino Fundamental”, o Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA) e cursos de curta duração (como, por exemplo, oficinas de construção de lunetas). As atividades de divulgação já atingiram dezenas de milhares de pessoas em São Carlos e outras cidades, em observações públicas realizadas nos campi da UFSCar, em praças públicas, escolas e em instituições como o SESC (Serviço Social do Comércio), em diferentes municípios.

No âmbito da pesquisa, estudantes da Universidade já participaram da descoberta de cinco novos asteroides no Sistema Solar através da campanha internacional IASC – International Astronomical Search Collaboration –, analisando imagens provenientes de telescópios nos Estados Unidos.