Projetos e Trabalhos Acadêmicos

Lista de projetos e trabalhos acadêmicos relacionados com o Observatório Astronômico da UFSCar ou com o Grupo de Astronomia da UFSCar:


[2024 – Atual] Interlocuções entre a divulgação científica em Astronomia e a educação formal: contribuições para a formação de professores


Descrição: Tendo em vista o alcance da divulgação científica, sua linguagem e materiais, além de seu potencial na difusão de conceitos e práticas da ciência para o público geral, em especial quando envolve conceitos e processos da Astronomia, buscamos identificar e analisar os diferentes processos de organização da comunicação científica, as visões de ciência compartilhadas na comunicação científica, assim como a integração dos espaços e recursos da divulgação científica com a educação formal, tendo como motor a integração com a formação inicial e continuada de professores. Para isso, utilizaremos como lentes teóricas, além de ideias oriundas do próprio campo de conhecimento sobre a divulgação científica, ideias relacionadas com estudos sobre cultura (História Social e Didática), com estudos sobre a transposição de saberes (Transposição didática) e, ainda, com estudos sobe a natureza do conhecimento científico (filosofia da ciência).

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Márlon Caetano Ramos Pessanha – Coordenador / Diego Marceli Rocha – Integrante / Nilva Lúcia Lombardi Sales – Integrante / Raphael Santarelli – Integrante / Alexandre Campos – Integrante / João Ricardo Neves da Silva – Integrante.


[2022 – Atual] Cherenkov Telescope Array: Construção e primeiras descobertas


Descrição: O projeto busca a produção de resultados científicos no campo da física e astrofísica de partículas, com atuação na construção e análise de dados do Observatório Cherenkov Telescope Array (CTA). Os resultados esperados envolverão temas como matéria escura, quebra da invariância de Lorentz e mecanismos de aceleração das principais fontes de partículas cósmicas de altas energias. Entre as ações do projeto, há etapas de divulgação dos resultados para o público geral e, articulado com as novas demandas da BNCC, a formação docente relacionada com o tema da Astronomia e a Astrofísica de partículas, incluindo as práticas práticas de ensino e estratégias possíveis de serem desenvolvidas no Ensino Médio.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Márlon Caetano Ramos Pessanha – Integrante / Nilva Lúcia Lombardi Sales – Integrante / Cibelle Celestino Silva – Integrante / Gustavo Rojas – Integrante / Luiz Vitor de Souza Filho – Coordenador.

Outras informações sobre o projeto estão disponíveis em: https://ctando.ifsc.usp.br/formacaocontinuada/


LIMA, Victor P. G.; FARTO, Jéssica A. C.; TRINDADE, Eron V.; SALVADOR, José Antônio. A matemática do céu noturno.
Trabalho apresentado na XI Bienal da Matemática, São Carlos, 2024.

TARGON TIBERIO, Carolina. Análise das concepções prévias dos estudantes sobre Meteorítica no último ano do Ensino Fundamental.
Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (RELEA), n. 37, p. 26-50, 2024.
Disponível em: https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.37.026.

LYRA, Victor Souza. Práticas de observação astronômica no ensino médio: uma proposta de sequência didática para uso de telescópio remoto.
Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.
Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/2050014289/13427.